sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do Trabalhador, dia de homenagem, lembranças e muita luta

O dia 01 de maio é um dia muito importante para grande parte do mundo pois comemora-se o dia do trabalhador.

Essa homenagem não se remete somente aqueles que abdicam parte do seu dia para o desenvolvimento da economia, mas tenta personalizar todos aqueles que se encampam em uma árdua luta em busca de objetivos que venham de uma forma ou outra melhorar a sociedade.

Tudo começou (oficialmente) no ano de 1886 em Chigaco (EUA) quando grupos de trabalhadores realizaram greves e passeatas em prol da redução da jornada de trabalho para 8h/dia. Infelizmente houveram reações violentas que resultaram em algumas mortes. Indignados, esses trabalhandores organizaram passeatas e protestos sequentes em lembrança das vítimas e do objetivo inicial, redução da jornada de trabalho para 8h/dia, gerando mais violência e mortes (revolta de Haymarket).

Essa luta durou por mais algum tempo sem sucesso aparente, porém, sem desistência dos trabalhadores que se organizavam mais e mais tomando dimensão internacional, até que a Internacional Socialista por sugestão de Raimond Lavigne decidiu realizar sempre nos dias 1o. de maio de todos os anos manifestações em prol das 8h/dia e melhores condições laborais. Tais manifestações foram marcadas pelas reações violentas dos poderes, muitos feridos, muitas mortes. Todo dia 01/05 ocorria uma verdadeira luta de Davi e Golias.

A história se repetia até o ano de 1919 quando o senado Francês reconhceu e estipulou como lei a jornada de trabalho de 8h/dia, decretando feriado nacional. Era essa vitória da classe trabalhadora que abriria espaços para que o mesmo fosse reproduzido no resto do mundo.

Aqui no Brasil, o dia 01 de maio era, até antes da Era Vargas, um dia de protestos. Getúlio Vargas começou a comemorar festivamente essa data e, reforçou a imagem da festa como dia do Trabalhador com a criação da Consolidação das Leis do trabalho (CLT) no ano de 1943.

Mas, como diria Ritchie: "... a vida tem dessas coisas...". Em uma manhã de domingo de 01 de maio de 1994, em um violento acidente na etapa de San Marino/It pelo campeonato mundial de F1, o piloto brasileiro Ayrton Senna falece. Não foi somente mais um destemido piloto de carros de corrida que faleceu, foi um dos maiores ídolos e heróis do Brasil, foi a personificação da dedicação e disciplina em busca de objetivos. Dia 01/05/1994 foi o ponto final de uma vida marcada pelo esforço contínuo em busca do melhor.

Tenho certeza de que há mais histórias emocionantes e tão nobres quanto as aqui humildemente resumidas, que venham destacar, marcar e ratificar a necessidade de objetivos, lutas, sacrifícios, disciplina e dedicação em busca de resultados que de alguma forma trarão (ou trouxeram) benefícios diretos ou indiretos para algum grupo de pessoas. Tenho certeza de que o universo conspira para que essas lutas fiquem registradas em alguma parte intocável da memória do mundo, de um povo, de uma sociedade, família ou até mesmo de uma única pessoa.

Dentro da conspiração do universo em prol do dia 01/05 está a final de Futsal da Taça Curitiba. E, tão certo quanto um dia após o outro é que essas equipes e seus jogadores e demais profissionais envolvidos vêm atuando com dedicação e disciplina por um bom tempo, o que me parece bastante justificável a presença de toda torcida para empurrar o time da AABB e, independente do resultado favorável ou não, comemorar os ensinamentos lúdicos do futebol na vida desses jovens atletas e suas famílias.

Bom, está feito o convite (ou a convocação) para a torcida.

Segue o endereço do Cancun Esportes e o mapa partindo do AABB.

Cancun Esportes
Rua Ricardo Guther, 80, Curitiba-Paraná


Veja o mapa de como chegar lá saindo do AABB


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário