sexta-feira, 30 de abril de 2010
Dia do Trabalhador, dia de homenagem, lembranças e muita luta
Essa homenagem não se remete somente aqueles que abdicam parte do seu dia para o desenvolvimento da economia, mas tenta personalizar todos aqueles que se encampam em uma árdua luta em busca de objetivos que venham de uma forma ou outra melhorar a sociedade.
Tudo começou (oficialmente) no ano de 1886 em Chigaco (EUA) quando grupos de trabalhadores realizaram greves e passeatas em prol da redução da jornada de trabalho para 8h/dia. Infelizmente houveram reações violentas que resultaram em algumas mortes. Indignados, esses trabalhandores organizaram passeatas e protestos sequentes em lembrança das vítimas e do objetivo inicial, redução da jornada de trabalho para 8h/dia, gerando mais violência e mortes (revolta de Haymarket).
Essa luta durou por mais algum tempo sem sucesso aparente, porém, sem desistência dos trabalhadores que se organizavam mais e mais tomando dimensão internacional, até que a Internacional Socialista por sugestão de Raimond Lavigne decidiu realizar sempre nos dias 1o. de maio de todos os anos manifestações em prol das 8h/dia e melhores condições laborais. Tais manifestações foram marcadas pelas reações violentas dos poderes, muitos feridos, muitas mortes. Todo dia 01/05 ocorria uma verdadeira luta de Davi e Golias.
A história se repetia até o ano de 1919 quando o senado Francês reconhceu e estipulou como lei a jornada de trabalho de 8h/dia, decretando feriado nacional. Era essa vitória da classe trabalhadora que abriria espaços para que o mesmo fosse reproduzido no resto do mundo.
Aqui no Brasil, o dia 01 de maio era, até antes da Era Vargas, um dia de protestos. Getúlio Vargas começou a comemorar festivamente essa data e, reforçou a imagem da festa como dia do Trabalhador com a criação da Consolidação das Leis do trabalho (CLT) no ano de 1943.
Mas, como diria Ritchie: "... a vida tem dessas coisas...". Em uma manhã de domingo de 01 de maio de 1994, em um violento acidente na etapa de San Marino/It pelo campeonato mundial de F1, o piloto brasileiro Ayrton Senna falece. Não foi somente mais um destemido piloto de carros de corrida que faleceu, foi um dos maiores ídolos e heróis do Brasil, foi a personificação da dedicação e disciplina em busca de objetivos. Dia 01/05/1994 foi o ponto final de uma vida marcada pelo esforço contínuo em busca do melhor.
Tenho certeza de que há mais histórias emocionantes e tão nobres quanto as aqui humildemente resumidas, que venham destacar, marcar e ratificar a necessidade de objetivos, lutas, sacrifícios, disciplina e dedicação em busca de resultados que de alguma forma trarão (ou trouxeram) benefícios diretos ou indiretos para algum grupo de pessoas. Tenho certeza de que o universo conspira para que essas lutas fiquem registradas em alguma parte intocável da memória do mundo, de um povo, de uma sociedade, família ou até mesmo de uma única pessoa.
Dentro da conspiração do universo em prol do dia 01/05 está a final de Futsal da Taça Curitiba. E, tão certo quanto um dia após o outro é que essas equipes e seus jogadores e demais profissionais envolvidos vêm atuando com dedicação e disciplina por um bom tempo, o que me parece bastante justificável a presença de toda torcida para empurrar o time da AABB e, independente do resultado favorável ou não, comemorar os ensinamentos lúdicos do futebol na vida desses jovens atletas e suas famílias.
Bom, está feito o convite (ou a convocação) para a torcida.
Segue o endereço do Cancun Esportes e o mapa partindo do AABB.
Cancun Esportes
Rua Ricardo Guther, 80, Curitiba-Paraná
Veja o mapa de como chegar lá saindo do AABB
Exibir mapa ampliado
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Cancun/Ouro X AABB/Cap - Final Taça Curitiba 2010
Além da disputa da taça, tem também a disputa do goleiro menos vazado entre os goleiros do Cancun Esportes - Gustavo Bassani com 02 gols sofridos - e o goleiro da AABB/Cap - Bruno M.Buess com 03 gols sofridos. E, já que o assunto é disputa, a artilharia do campeonato também estará em foco nesse embate. No momento, o artilherio é o atleta Lucas S.Schmidt da AABB/Cap com 08 gols marcados, logo a seguir vem o atleta Nicolas G.Cruz do Cancun com 06 gols.
Se a disputa dentro da quadra estará bastante acirrada, a torcida do AABB/Cap não pode se omitir, pois é sabido que a torcida do Cancun está sempre presente com muita festa barulho e tudo mais. No entanto, infelizmente, não é isso que tem ocorrido nos jogos da AABB/Cap, mesmo quando eles acontecem dentro da própria AABB.
Analisando o retrospecto dos times nessa competição, percebe-se total equilíbrio entre as equipes, até mesmo na efetividade delas, visto que o Cancun marcou um total de 11 gols, sofrendo 02, fazendo um saldo de 09 gols a favor. O AABB/Cap totalizou 12 gols a favor, sofrendo 03 e ficando com 09 gols a favor de saldo.
Com tudo o que foi destacado, não me parece possível apontar um favorido apesar de perceber alguns pontos favoráveis ao Cancun Esportes, tal como a realização do jogo nas dependências da própria Cancun, o fato de o time base estar vindo de um ano repleto de conquistas e, a sempre participação da torcida. Acredito que esses três itens marquem os pontos de superação para a equipe da AABB/Cap, ou seja, o time tem que entrar em quadra consciente do equilíbrio entre as equipes, devem estar 100% concentrados e não se intimidar por jogar na quadra do adversário e a torcida da AABB tem que estar presente com muitas bexigas, gritos de guerra e etc., enaltecendo e estimulando os nossos pequenos atletas.
Somente para ratificar, o jogo se realizará no próximo sábado, dia 01 de maio às 14h no ginásio do Cancun Esportes, a seguir:
Cancun Esportes
Rua Ricardo Guther, 80, Curitiba-Paraná
Veja o mapa de como chegar lá saindo do AABB
Exibir mapa ampliado
terça-feira, 27 de abril de 2010
Final Taça Curitiba Futsal Sub 09 AABB/Cap x Cancun Esportes
De um lado o Cancun/Ouro que vem de um ano de conquistas, o time é bom, conta com ótimos talentos e seus atletas vem jogando juntos há mais ou menos 3 anos.
Do outro lado o time da AABB/Cap que vem reestruturado com o retorno do prof.Victor e tem se mostrado uma equipe para lá de batalhadora, equipe de raça mesmo.
O embate se torna mais interessante ainda se acompanharmos os placares dos jogos anteriores envonvendo essas duas equipes nessa edição da Taça Curitiba. Pode-se perceber que a media de gol sofridos e feitos tem sido bastante próxima entre os times.
Outro fator interessante é a disputa pela artilharia da categoria. No momento o artilheiro sub-09 é o atleta do AABB/Cap Lucas Santos Schmidt com 08 gols, mas a posição do Lucas vem sendo ameaçada pelo atleta do Cancun Nicolas Gimenez Cruz com 06 gols (extra-oficiais).
Além da disputa da artilharia, essas duas equipe tem, na minha suspeita opinião, os dois melhores goleiros, se não da categoria pelo menos do torneio: Gustavo Bassani do lado do Cancun e Bruno M.Buess pelo AABB/Cap.
Em breve resumo, além da disputa pela taça Curitiba, o embate entre AABB/Cap x Cancun Esportes marca também o round final na disputa pela artilharia da categoria Sub-09 além do goleiro menos vazado.
Então, tenho ou não tenho razão em afirmar que esse encontro será de fato um jogaço de futsal?
Vamos aguardar a confirmação da data/horário por parte da Federação Paranaense de Futsal.
sábado, 24 de abril de 2010
Tistu Sub 07 Campeão da Taça Curitiba 2010 - AABB/Cap Vice
À equipe do Tistu não há o que transcrever além das congratulações pela conquista e pelo belo trabalho que estes profissionais realizam há considerável tempo.
O jogo começou quente, com a saída de bola pelo time Tistu que iniciou chutando a bola no travessão do gol AABB/CAP.
Mas, o AABB não se intimidou e partiu para o jogo aberto, até que em uma sequência de escanteios pelo lado direito do atacaque a equipe aabbeana abriu o placar.
O gol sofrido não abalou a confiança do time do Tistu que empatou o jogo em pouco tempo, após um lateral cobrado curtinho para o chute.
O segundo tempo foi marcado pela maior efetividade por parte do Tistu, alterando o placar logo no início.
A cada gol feito a equipe do Tistu se soltava mais na quadra.
Em boa jogada individual iniciada no meio da quadra, o Tistu marava mais um gol.
Por fim, a tônica do jogo foi essa. Infelizmente, por problemas operacionais, não temos a gravação integral do jogo que terminou com o placar de 6 x 2 em favor do time do Tistu.
Parte 1/3
Parte 2/3
Parte 3/3
Bom, percebo a Taça Curitiba como um termômetro inicial da temporada de Futsa, assim sendo não posso deixar de considerar a equipe do Tistu como uma das mais prováveis na conquista do campeonato Metropolitano e também do estadual. Porém, esse favoritismo pode não ser permanete pois, apesar da derrota de 6 x 2, a equipe do AABB/Cap iniciou bem o jogo, abrindo o placar e exercendo certa pressão, porém com falhas na finalização. Aliás, acho que o diferencial do jogo foi a eficácia nas finalizações por parte do Tistu. Também acho que o time do AABB/Cap tem muito a ser desenvolvido ainda, e isso me deixa bastante feliz visto que uma equipe que ainda tem um grande potencial de desenvolvimento já apareceu na final de um importante torneio, significa que esse ano pode ser bastante promissor.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Final Taça Curitiba Sub 07 AABB/CAP x Tistu
O jogo acontecerá no ginásio da ASPP (Associação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná), previsto para às 20h.
Vale o comparecimento da torcida. Aliás, a participação da torcida é de extrema importância para qualquer atleta/equipe, o que dizer então do efeito da torcida junto a esses pequenos atletas?
Infelizmente percebi que no último jogo entre o AABB/Cap X Cancun/Prata, a torcida do AABB levou um coro da do Cancun. Isso não pode acontecer de forma alguma.
Bom, para quem tem dúvida de local onde será o jogo, segue:
Associação dos Servidores Públicos do Paraná-ASPP
Rua Professor Ulisses Vieira, 2303 - Santa Quitéria
Curitiba - PR, 80310-120, Brazil
Veja abaixo o mapa com o trajeto, saindo do AABB.
Exibir mapa ampliado
Também rola um caminho alternativo:
Exibir mapa ampliado
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Futsal AABB/CAP Sub 07 Também é Finalista da Taça Curitiba 2010
O jogo foi bastante disputado, como não poderia deixar de ser, ainda mais pelo fato de o tamanho da bola ter sido alterado somente na semifinal, passando do tamanho 100 para o 50, gerando bastante dificuldade para todos os atletas. Mas, capacidade de adaptação é o que não falta para essa gurizada.
Ambos times jogaram abertos, mas o AABB abriu o placar com ótima jogada. Mas, nem deu muito tempo para comemoração, pois a saída de bola foi com um superchute no ângulo direito da meta aabbeana, indefensável.
E o jogo ficou muito disputado, com um maior domínio da equipe alve verde.
A virada do time da casa aconteceu com uma falha do goleiro do Cancun que não conseguiu segurar a bola chutada na lateral direita da defesa pelo Nathan.
O final do primeiro tempo foi decretado com o placar marcando 2 x 1 a favor do time local.
Somente no segundo tempo é que a superioridade do time da casa começou a se destacar. Gohan como central estava conseguindo "rifar" as tentativas de ataque do Cancun, ligando com Nathan e com o Lucas, a interceptação no meio da quadra estava sendo feita pelo Léo.
A dupla Nathan e Lucas estava incomodando muito a defesa do Cancun Esportes, obrigando algumas boas defesas do goleiro e muitos chutes passando bem perto do gol.
Em uma jogada individual do Nathan, que recuperou a bola na quadra defensiva e foi driblando até a entrada da área adversária onde após um dividida a bola sobrou livre para o Lucas que concluiu com perfeição, alterando o placar para AABB/Cap 3 x 1 Cancun Esportes.
Novamente a festa foi bem curta. Outro chutão na saída de bola foi parar dentro da meta do goleiro aabbeano. Placar alterado novamente para 3 x 2.
Em nova falha da defesa do Cancun que não conseguiu cortar um cruzamento, deixando a bola nos pés do Lucas, que novamente finalizou com eficácia, fechando o placar em 4 para o AABB/Cap e 2 para o Cancun.
Novamente, destaco o excelente trabalho do Prof.Victor, parabenizo a equipe e a dedicação dos atletas e demais colaboradores da AABB/Curitiba.
Parte 01/03
Parte 02/03
Parte 03/03
Taça Curitiba 2001 - AABB Sub 09 é o Primeiro Finalista
O time do AABB/CAP entrou em quadra com o goleiro Bruno Machado Buess (capitão),Gean (6), Lucas Schimidt (4), Ângelo (3) e Raimer (11).
O primeiro tempo iniciou com a posse de bola do time do AABB/Cap que tentou um chute a longa distância, sem maiores riscos para o goleiro paranista. A reposição de bola do time tricolor sofreu pressão de marcação, sendo a bola recuada ao goleiro que passou para o capitão do time paranista, esse fez excelente jogada, passando por 2 jogadores do AABB, conduzindo a pelota até próximo da entrada do garrafão da quadra de basquete, chutando com violência e buscando o canto superior direito da meta do goleiro Bruno M.Buess que fez uma maravilhosa defesa, sobrando a bola para o ataque tricolor que foi prontamente abafado pela defesa do AABB.
O Paraná era só pressão, forçando ao AABB jogar em contra-ataques ou a tentar jogada com chutes do goleiro Bruno em busca do pivô Lucas, que era apoiado pelo ala direito Gean. Mas, o ataque do AABB não estava sendo efetivo, a bola morria nas mãos do goleiro paranista que chutava alto e forte até o gol do time da casa, obrigando ao goleiro Bruno executar defesas com certo grau de dificuldade.
Em uma bola que sobrou solta no meio da quadra, o jogador Raimer do AABB emendou um chutão, obrigando uma boa defesa do goleiro visitante, com sobra de bola que não foi aproveitada pelo pivo do time da casa. Era o AABB procurando o equilíbrio do jogo.
O pivô Lucas Schimidt se posicionou mais à frente, fazendo pressão na saída de bola. Os alas fecheram mais o meio da quadra. Através dessa postura o time mostrou o excelente trabalho do prof.Victor.
O Paraná começou a sentir a pressão do time da casa, mas jogava de igual para igual.
O Ângelo quase marcou um gol depois de uma roladinha de bola em um escanteio cobrado pelo Gean, o goleiro paranista fez um grande defesa (há quem diga que a bola entrou).
O momento era dos jogadores locais, pressionando a saída de bola, cruzando a bola na área adversária, chutando de longa distância.
O tricolor tentava se segurar e respondia com lançamentos longos buscando seus alas que estavam jogando abertos, mas isso permitia respostas mais perigosas do time local.
O jogo estava bastante equilibrado.
Novo ataque tricolor, agora pelo lado esquerdo da defesa, a ala direito chega perto da linha de fundo e cruza a bola em direção ao centro da área. O jogador Ângelo tenta o corte mas acaba empurrando a bola para dentro do gol, deslocando o goleiro Bruno. Valeu Ângelo, isso acontece, afinal você era o último jogador.
O Paraná abriu o placar e isso deu certa tranquilidade para a equipe tricolor, que partiu para o ataque, obrigando outra boa defesa do Bruno Machado.
A equipe do AABB/Cap se reestabelecia na quadra, em uma bola cruzada pelo ala esquerdo Gean iniciou uma acirrada luta entre o goleiro tricolor e o pivô Lucas Schimidt, sobrando a bola para a bela conclusão do ala direito aabbeano Raimer, igualando o placar.
O empate foi o marco para o domínio do jogo pelo time da casa, que partiu para cima do adversário logo após a reposição de jogo.
Após a cobrança do lateral no lado esquerdo do ataque, Ângelo emendou um bom chute forçando defesa do goleiro visitante, mas a sobra de bola acabou ficando com Raimer que conclui a jogada com a bola batendo na trave e sobrando para a finalização tranquila do Gean, virando o jogo em favor do AABB/Cap.
Mas o Paraná não estava morto em quadra não, muito pelo contrário. Em uma sequencia de escanteios no lado direito do ataque, a conclusão do jogador número 2 buscando o canto superior esquerdo do gol, fazendo com que o goleiro Bruno executasse outra grande defesa. Em novo escanteio, a finalização foi no travessão do gol do time da casa.
A resposta do time do AABB/Cap foi imediata: Lateral batido pelo Raimer que fez um ótimo lançamento para o Lucas que disputou a bola com a defesa, sobrando no meio da quadra para domínio do Gean que avançou driblando um, dois e chutou cruzado marcando um golaço. AABB 3, Paraná Clube 1.
A partir desse instante, o jogo passou a ficar mais embolado no meio da quadra, com algumas poucas finalizações de ambos os lados, até a finalização do primeiro tempo com o placar de 3 x 1 em favor do time da casa.
O início do segundo tempo foi marcado pela agressividade do time visitante, logo mexendo no placar através de um chute alto, do meio da quadra, encobrindo o goleiro Bruno.
A impressão é que a equipe do AABB/Cap sentiu o gol, deixando o tricolar jogar mais solto. Mas, por pouco tempo.
Em boa triângulação Ângelo - Lucas - Gean, a bola sobrou para o Raimer que finalizou em direção ao gol, sendo desviado para a linha de fundo.
O AABB passou a jogar mais solto, tentando chutes de longa distância com algumas boas defesas por parte do goleiro tricolor.
Em um lance, Raimer chutou e o goleiro do Paraná tentou segurar a bola, soltando-a muito próximo da linha do gol.
Em uma disputa de bola no canto direito do ataque do time da casa, Gean recuperou a posse e cruzou para o Lucas que finalizou para o Gol, marcando 4 x 2 para o time da AABB.
Novamente o jogo ficou bem disputado no meio da quadra, com algumas boas jogadas e conclusões erradas por parte do time local.
Restando um pouco mais de dois minutos e meio para o término do jogo, o goleiro do time tricolor decidiu participar mais do jogo, batendo um lateral no meio da quadra. A bola foi roubada pelo Lucas que chutou no gol vazio. Putz, errou por pouco.
Contra-ataque do Paraná, defesa do AABB totalmente aberta, a bola foi meio chutada ao gol e meio cruzada para o jogador número 6 que estava a quase um metro da linha do gol. Mas, o goleiro Bruno estava ligado no jogo e defendeu o chute ou interceptou o cruzamento (???).
Numa falha da defesa paranista o pivô Lucas concluiu para dentro, fazendo 5 x 2 para o time branco.
Em um belo "ganchinho" do Ângelo para o Lucas, que dominou a bola de costas para o gol e girou para dentro, no melhor estilo "Ariel" (ei, isso foi um elogio, ok?!), decretando a última alteração do placar: AABB/Cap 6 x 2 Paraná Clube.
Mas, ainda restavam emoções, dois lances com risco de gols para cada lado.
O AABB/sub 09 é o primeiro finalista da Taça Curitiba 2010. Parabéns ao time, ao prof.Victor e todas as pessoas que trabalham em prol dessa tradicional associação.
Parabéns também ao time do Paraná Clube que valorizou em muito essa vaga para a final.
Assita o jogo:
Parte 01/03
Parte 02/03
Parte 03/03
segunda-feira, 19 de abril de 2010
20/04, Noite de Muito Futsal no Ginásio da AABB Curitiba
Logo a seguir, às 20h45m, é a vez do time sub 09 da AABB/Cap entrar em quadra para também disputar uma vaga na final da Taça Curitiba com o time do Paraná Clube/Ouro. O vencedor desse duelo disputará o título de campeão com o vencedor do jogo Cancun/Ouro x AD Tistu/Ouro.
Ambos jogos são de incendiar as torcidas, vale a pena ir assistir e participar da festa.
Convoco as torcidas para estarem presentes, com muitas bexigas e balas para marcar deliciosamente o encerramento das partidas.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Taça Curitiba 2010 - Confirmação dos Jogos do A.A.B.B. dia 20/04
DIA 20 DE ABRIL - TERÇA-FEIRA - DA AABB Curitiba
20H00 - SUB-07 - A.A.B.B/CAP/OURO X CANCUN ESPORTES/PRATA
20H45 - SUB-09 - A.A.B.B/CAP/OURO X PARANÁ CLUBE/VALE FÉRTIL/OURO
Na categoria Sub 07, o time Cancun Esportes/Prata derrotou o Paraná Clube/Ouro por 04 x 02, placar esse que deu direito ao Cancun/Prata enfrentar o time do A.A.B.B. na semifinal da Taça Curitiba. O vencedor desse embate jogará contra o Tistu/Ouro no dia 23/04 às 20h15m valendo o título de campeão da Taça Curitiba de 2010.
Na categoria Sub 09, o Paraná Clube derrotou o Tistu/Prata pelo placar de 09 x 01. Fechando os quatro times da semifinal da Taça Curitiba, quais sejam: A.A.B.B./Cap/Ouro, Cancun/Ouro, Paraná Clube/Ouro e Tistu/Ouro.
A disputa da artilharia na sub 09 continua intensa, agora sendo disputada entre Lucas Schimidt com 05 gols (A.A.B.B.) e Gabriel R.dos Santos do Paraná Clube com 04 Gols.
Taça Curitiba 2010 - Destaques
Acompanhe o quadro de artilharia da categoria Sub 07, a seguir:
MATHEUS FOLLADOR ZUANON - TISTU FUTSAL/OURO - Gols: 05
NIKOLAS KOGIARIDIS - TISTU FUTSAL/OURO - Gols: 04
VICTOR HUGO B.MARINONI - CANCUN ESPORTES/PRATA - Gols: 03
VINICIUS OLIVEIRA ROEDER- PARANÁ/VL.FÉRTIL/OURO - Gols: 02
BRUNO RIBEIRO ROCHA - TRIESTE STADIUM/OURO - Gols: 01
FERNANDO GBUR DOS SANTOS- CANCUN ESPORTES/PRATA - Gols: 01
Destacam-se os atletas do Tistu ocupando as duas primeiras posições da artilharia. Isso faz estimar que o time do Tistu tem um grande poder ofensivo e os qualifica como um dos favoritos para a conquista da Taça.
Já a categoria Sub 09 tem um maior equilíbrio, destacando o atleta Lucas Shmidt (A.A.B.B.) na artilharia:
LUCAS SANTOS SCHMIDT - AABB/CAP/OURO - Gols: 05
LUIZ FELIPE A.SILVA - TISTU FUTSAL/PRATA - Gols: 04
PEDRO HENRIQUE C.BASTOS - CURITIBANO/OURO - Gols: 04
RENAN DIAS REQUIAO - CURITIBANO/OURO - Gols: 04
VINICIUS T.D.GUIMARAES - CURITIBANO/OURO - Gols: 04
LUCAS GABRIEL MATOS - CANCUN ESPORTES/PRATA - Gols: 04
O que chama a atenção é que, no momento, somente o atleta Lucas Schmidt (A.A.B.B.) continua no campeonato. Os atletas mais próximos do Lucas e que ainda participam da Taça Curitiba são do Tistu (Rui Ricci Bark) e do Cancun Esportes/Ouro (Nícolas G.Cruz), ambos com três gols.
Ainda na categoria Sub 09, nota-se uma boa disputa entre os goleiros menos vazados. Apenas tendo sofrido um gol e ainda participando da taça estão os goleiros do A.A.B.B. (Bruno Machado Buess) e do Cancun Esportes/Ouro (Gustavo Bassani).
Na categoria Sub 07 o goleiro menos vazado é do A.A.B.B. também.
A disputa continua cada vez mais acirrada. Vale a pena conferir.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Taça Curitiba 2010 - Sub 07 e Sub 09 - Convocação
O primeiro jogo está marcado para as 20h e será da categoria sub 07, com o time da casa enfrentando o time Cancun/Coritiba/Prata. A expectativa é grande, o time da A.A.B.B. começou a tomar forma no começo do ano com o retorno do Prof.Victor e conta com excelentes atletas, destacando os jogadores Gohan, Pedrinho, Nathan e Gabriel.
Já o time Cancun/Coritiba/Prata parece ser uma boa surpresa, confesso que não conheço os jogadores mas conheço o trabalho dessa equipe e posso afirmar é que um bom trabalho. Corrobora também o fato do time ter saído vitorioso no embate contra o Paraná Clube/Ouro.
Logo a seguir, as 20h45m, os meninos do A.A.B.B. Sub 09 entram em quadra para encarar um jogo dificílimo. O adversário será o time vitorioso do jogo de hoje (15/04 às 19h no ginásio do Paraná Clube) entre Paraná Clube/Ouro X A.D.Tistu/Prata. Me parece que nesse jogo não há favoritos e qualquer time que saia vitorioso será um difícil adversário para o time do A.A.B.B.
De ante mão, convoco a torcida do A.A.B.B. para fazer do ginásio um caldeirão, com muitas bexigas, cantos e gritos de guerra em prol de um grande espetáculo.
É importante lotar o ginásio. Aos pais e torcedores do sub 09, que cheguem mais cedo para ajudar a torcida do sub 07. A recíproca é válida para os pais e torcedores do sub 07, que adiem o retorno e auxiliem a torcida para o sub 09 que vem de uma excelente vitória.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Taça Curitiba 2010 (Sub 09) - AABB/CAP X Clube Curitibano
2a/10 Partes
3a/10 Partes
4a/10 Partes
5a/10 Partes
6a/10 Partes
7a/10 Partes
8a/10 Partes
9a/10 Partes
10a/10 Partes
A.A.B.B. Sub 09 Estréia com Vitória na Taça Curitiba 2010
O fato é que os jogadores do A.A.B.B. não se sintiram intimidados e partiram para cima. Logo nos primeiros instantes, o ala direito do Clube Curitibano evitou um chute do Lucas (pivô do A.A.B.B.), cedendo um escanteio. Na cobrança a bola foi rolada para o Ângelo que cruzou forte, o goleiro desviou a bola provocando um erro de finalização do Lucas sobrando a bola para a defesa que já ligou o contra-ataque pelo lado direito sendo finalizado por um chute alto da intermediária, forçando o goleiro Bruno do A.A.B.B. a realizar uma difícil defesa.
Pronto, foi dada a tônica do jogo. Os dois times procurando o gol, os dois times atacando e contra-atacando. Mas, a diferença surgiu logo a seguir na batida errada de um lateral no campo defensivo esquerdo do Clube Curitibano que foi interceptado pelo pivô Lucas que chutou de primeira no canto direito superior do gol do Clube Curitiba, abrindo o placar em favor do A.A.B.B.
Apesar do gol sofrido, o Curitibano não se intimidou e continuou jogando aberto, obrigando aos jogadores do A.A.B.B. realizar um ótimo trabalho de marcação e bloqueio de chutes. O A.A.B.B. se defendia e contra-atacava.
E foi em um contra-ataque, numa ótima jogada iniciada pelo Gean, ala esquerdo do A.A.B.B., que roubou a bola no meio da quadra, driblando e a levando até a linha de fundo, encontrando o pivô Lucas sozinho e próximo ao centro da área para marcar o segundo gol do A.A.B.B.
Os atletas do Curitibano sentiram o golpe e partiram para cima do A.A.B.B. permitindo novo contra-ataque, agora pelo lado direito, com um chute cruzado do Ângelo, ala direito do A.A.B.B., decretando o terceiro gol do time da casa.
Engana-se quem achou que o jogo estava decidido. Os atletas do clube Curitibano demosntraram muita personalidade e raça, partindo para cima do A.A.B.B., buscando recuperação.
E foi na cobrança de um lateral, no lado direito do ataque, que a bola foi rolada para o meio da quadra, para um excelente chute alto no lado direito do goleiro Bruno, que ainda tocou na bola, mas não foi suficiente para evitar o primeiro gol do Curitibano. Ééééé, o Curitibano ainda estava bem vivo no jogo.
Na saída de bola, o Curitibano partiu com tudo buscando a recuperação da posse de bola, sobrando a mesma para o goleiro Bruno que com os pés lançou direito para o pivo Lucas que apenas tirou a bola do goleiro do Curitibano, marcando assim o quarto gol da equipe local, seu terceiro nesse jogo. Esfriando o ânimo dos jogadores do Curitibano.
Mais uma vez o clube Curitibano mostrou personalidade e determinação partindo para cima do A.A.B.B., forçando duas boas defesas do goleiro Bruno, deixando espaço para o contra-ataque e mostrando que o clube Curitibano também tem um bom goleiro. Finalzinho do primeiro tempo e o jogo continuava aberto e bastante rápido.
O final do primeiro tempo foi decretado, tendo o placar sido acionado quatro vezes em favor do time da casa (A.A.B.B.) e uma vez no lado dos visitantes.
O segundo tempo iniciou mais movimentado ainda, no primeiro lance, chute direto na saída de bola obrigando ótima defesa do goleiro do Curitibano. Para o Curitibano, a segunda etapa era tudo ou nada.
De fato, a segunda etapa foi uma excelente prova para o posicionamento defensivo do time do A.A.B.B., que devido as mudanças táticas do Curitibano, os contra-ataques já não eram mais tão eficazes. E isso forçou o time do A.A.B.B. tentar as finalizações de longa distância, onde o ala Ângelo marcou mais um para o time da casa, por meio de um lateral no meio da quadra a bola foi roladinha para o ângelo que acertou um belo chute alto e que o goleiro do Curitibano se esforçou mas não conseguiu evitar o quinto gol.
A resposta veio rápido numa roubada de bola o jogador do clube Curitibano desceu livre pelo lado esquerdo, chutando forte da entrada da área para uma boa defesa do goleiro Bruno. No escanteio, outro chute do ataque dos visitantes e nova defesa do Bruno.
Novamente jogo aberto, agora era hora dos goleiros mostrarem serviços. E em uma saída de bola na lateral defensiva, a bola bateu na mão do ala do A.A.B.B., desviando-a e sobrando para um belo chute do Ângelo, marcando outro gol que foi anulado.
Em um escanteio a favor do A.A.B.B., a bola sobrou na área para o pivô Lucas que marcou após deslocar o goleiro com um drible de corpo, alterando o placar para 6 x 1 a favor do time local.
Novamente veio à tona a personalidade do clube visitante, não se inibindo e partindo para o ataque, com finalizaçoes de longa distância. Em um desse lances, o ala direito do time alve-verde chutou a bola cruzada, alta e forte, buscando o canto superior direito do goleiro do A.A.B.B. que executou uma defesa plástica, voando e desviando a bola para a linha de fundo. A sequencia do lance também foi de muito perigo para o time da casa, pois o ala direito do time atacante sobrou livre frente a frente com o Bruno (goleiro do A.A.B.B.) que conseguiu evitar o gol mas a bola sobrou para o ataque e nova finalização, agora foi o Raimer (centraldo A.A.B.B.) que salvou em cima da linha, mas houve nova sobra e a finalização ocorreu por sobre o gol do time da casa.
O Curitibano continuava impondo pressão, obrigando aos jogadores do A.A.B.B. suportarem sem desestruturar o time, sem espaço para o erro individual.
E assim o jogo seguiu até o final. Foi um excelente jogo, e me obrigo a destacar o espírito de equipe dos dois times, a personalidade do Clube Curitibano e a garra em busca de um melhor resultado. Já no lado do A.A.B.B., além da postura da equipe montada e coordenada ativamente pelo prof.Victor, os jogadores Gean, Lucas jogaram muito do incío ao fim. O Ângelo demorou um pouco a se ambientar, mas assim que o fez também mostrou todo o seu potencial. O goleiro Bruno foi acionado algumas vezes e garantiu o resultado com defesas em momentos importantes do jogo. Dessa forma, tenho certeza de que todos concordarão comigo que foi um ótimo jogo e todos os atletas estão de parabéns.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Início da Temporada de Futsal - Taça Curitiba 2010
Finalmente começou a temporada de futsal com a Taça Cidade de Curitiba 2010 (www.futsalparana.com.br).
Nessa edição, a Taça Curitiba conta com a participação dos seguintes clubes:
SUB-07 (MAMADEIRA) - PRATA
1) A.P.F.S.
2) CANCUN ESPORTES
3) CIRCULO MILITAR/DOM BOSCO
4) PARANÁ CLUBE
SUB-07 (MAMADEIRA) - OURO
1) A.A.B.B/CAP
2) A.D. TISTU FUTSAL
3) PARANÁ CLUBE/VALE FÉRTIL
4) TRIESTE STADIUM/ESCOLA DE FUTEBOL
SUB-09 (FRALDINHA) - PRATA
1) 3 MARIAS/GS METAIS
2) A.D. TISTU FUTSAL
3) A.P.F.S.
4) AICELTS/TIJUCAS DO SUL
5) CANCUN ESPORTES
6) CIRCULO MILITAR/DOM BOSCO
7) COL. POSITIVO
8) FIGAS FUTSAL ARAUCARIA
9) TRIESTE STADIUM/ESCOLA DE FUTEBOL
SUB-09 (FRALDINHA) - OURO
1) 3 MARIAS/GS METAIS
2) A.A.B.B/CAP
3) A.D. TISTU FUTSAL
4) CANCUN ESPORTES
5) CLUBE CURITIBANO/INCCARE COSMÉTICOS
6) CTS/PROJETO VIDA NOVA
7) PARANÁ CLUBE/VALE FÉRTIL
Acompanharei com maior proximidade as categorias sub 07 (ou mamadeira - crianças nascidas de 2003 até 2004) e a sub 09 (ou fraldinha - crianças nascidas de 2001 até 2002).
A expectativa é grande, a Taça Curitiba sempre foi um excelente termômetro para o restante da temporada.
Aponto como destaque a inscrição do Círculo Militar, através do excelente trabalho do Prof.Ricardo Karam, que começou a montagem dos times no início desse ano. Tenho certeza de que em breve o Círculo Militar reconquistará o seu lugar de acordo com a sua tradição.
Outro destaque são os times do A.A.B.B. que a partir desse ano retomou a parceria com o CAP (Clube Atlético Paranaense), além de ter o prof. Victor Hugo A.Tanferi retornando ao comando das equipes após breve estadia no Coritiba Futsal (onde conquistou o vice-campeonato Paranaense SUB-07). O trabalho do Prof.Victor agora é dar forma aos times do SUB 07 e SUB 09 do AABB (e outras categorias), mas essas duas em especial.
Um terceiro destaque, que não poderia deixar de apontar, é o então favoritismo do time do Coritiba SUB 09. Eles vêm de um trabalho muito forte e de longo prazo, time repleto de talentos e bem dirigido, podendo ocupar a posição de favoritos, sem sombra de dúvida. Mas não são imbatíveis, pois há inúmeros jogadores talentosos distribuídos nos vários times participantes, o que nos faz valorizar ainda mais cada conquista dessa molecada. Isso porque não existe conquista fácil, não existe conquista sem organização, esforço e dedicação - talvez essa seja uma das grandes lições do futsal para a formação educacional desses atletas.
Analisando as primeiras rodadas percebi uma polarização entre os participantes, ou seja, equipes de elevado potencial estão fazendo da Taça Curitiba um laboratório prático para os demais campeonatos. Da mesma forma, novas equipes e equipes da série prata estão aproveitando essa competição para conseguirem parâmetros comparativos na prática. Veja os resultados das primeiras rodadas:
SUB-07 (MAMADEIRA)
JOGO 0277 - SUB-07 - A.A.B.B/CAP/OURO 01 X 00 PARANÁ CLUBE/PRATA
JOGO 0279 - SUB-07 - TRIESTE STADIUM/E. DE FUTEBOL/OURO 01 X 00 APFS/PRATA
SUB-09 (FRALDINHA)
JOGO 0293 - SUB-09 - 3 MARIAS/GS METAIS/OURO 03 X 02 A.P.F.S./PRATA
JOGO 0296 - SUB-09 - 3 MARIAS/GS METAIS/PRATA 03 X 05 A.D.TISTU FUTSAL/PRATA
JOGO 0295 - SUB-09 - CANCUN ESPORTES/PRATA 04 X 03 TRIESTE STADIUM/E. DE FUTEBOL/PRATA
JOGO 0294 - SUB-09 - CURITIBANO/INCCARE COSM./OURO 24 X 00 AICELTS/TIJUCAS DO SUL/PRATA
JOGO 0297 - SUB-09 - A. D. TISTU FUTSAL/OURO 08 X 02 3 MARIAS/GS METAIS/OURO
JOGO 0299 - SUB-09 - CANCUN ESPORTES/OURO 07 X 01 CANCUN ESPORTES/PRATA
Hoje, dia 13/04/2010 o time do A.A.B.B. Sub 09 estréia contra o clube Curitibano às 20h no ginásio do A.A.B.B. (Av.Victor Ferreira do Amaral, 771 - Tarumã - Curitiba - Pr) que teve como último resultado um expressivo 24 x 0 contra o time de Tijucas do Sul. Não conheço muito sobre o time do Tijucas do Sul e tão pouco sobre o Curitibano, mas adianto que é um excelente clube, dirigido por profissionais de ótimo gabarito que estão sempre zelando pela tradição da associação, além do mais 24 x 0 fala por si só. Ao Tijucas do Sul destaco a coragem e a vitalidade dos organizadores em montar um time e vir participar desses campeonatos, parabenizo a todos os componentes e digo que não há grandes aprendizados nas vitórias, eles estão nas derrotas e nos momentos seguintes.
Em relação ao time SUB 09 do A.A.B.B. afirmo que tem excelentes jogadores, também é um clube de tradição no Futsal regional, mas o time está sendo reestruturado pelo Prof.Victor. Um ponto que eu destaco no time do A.A.B.B. é o reencontro de três atletas que iniciaram no Futsal juntos, lá na SUB 07, no próprio A.A.B.B. (Bruno, Diogo e Lucas). São três amigos que já compartilham alguma história juntos na esfera do Futsal. É contagiante a alegria dessas crianças jogando juntos. É claro que o time não se resume nesses três atletas, os demais atletas que compõem o time tem a mesma qualidade e potencial dos três, além do companheirismo e comprometimento inerente a toda equipe que almeja grandes conquistas
Bom, o convite está feito para todos que gostam de crianças e de ver um bom Futsal equilibrado.