segunda-feira, 11 de junho de 2012

Metrop.Sub 11 Ouro - Cl.Curitibano 4x4 AABB Coritiba

Jogo realizado em 06/02/2012 no ginásio do Clube Curitibano, válido pelo Campeonato Metropolitano de Curitiba e uma disputa direta entre os dois clubes que brigam pela segunda posição na tabela, como se diz na gír ia do futebol, foi um jogo de 6 pontos.

A partida foi marcada pelo equilíbrio entre as equipes em um jogo tenso e que teve a importante participação dos dois goleiros da AABB (Bruno no 1o.tempo e João Victor no 2o.Tempo), apesar disso, o maior destaque da partida foi a péssima arbitragem que influenciou diretamente na qualidade e no resultado do jogo.

Acho lamentável que a Federação Paranaense aponte árbitros com pequena experiência para apitar jogo de tamanha importância e rivalidade... e eu não sou o único que tem essa opinião, assistindo ao vídeo (link abaixo) pode-se perceber a indignação generalizada da torcida. Indignação justificável por alguns lances claros, tal como o excesso de rigor na marcação do pênalti contra a AABB, na falta de critério dos árbitros que hora apitaram reversão em uma cobrança de lateral do time visitante e em duas oportunidades posteriores mandam repetir a cobrança de um lateral e um escanteio para o time da casa. Outro exemplo foi na jogada em que o jogador do time azul perde o tênis e a arbitragem deixa o jogo correr (esqueceram-se que se trata de um jogo sub 11 e que dificilmente algum técnico prepara seus jogadores para situações inusitadas como essa) até o momento que esse jogador participa de um lance na entrada da sua área (segurando o seu tênis na mão) e a arbitragem marca falta e ainda pune o jogador com cartão amarelo - lance que resultou em gol.

Outras situações de jogadas perigosas (soladas) que a arbitragem deixava o jogo correr ou invertia a falta... jogadores que invadiam a área do goleiro para "tirar" o chute apresentando a sola na altura do peito do goleiro e nem uma advertência verbal foi dada e etc...

Particularmente, dois lances me chamaram muita atenção e tais lances devem ter passado desapercebido às pessoas por não terem tido condições de conhecer a situação como um todo, vou destacá-los:

1) O lance em que o jogador da AABB (Jean) perde o tênis. Por se tratar de uma situação pitoresca e por ser uma categoria de base, acredito que o correto seria a arbitragem conduzir o Fair-Play e orientar o jogador. Exatamente isso é o que a arbitragem não fez. Lamentável.

2) Após a questionável marcação do pênalti o juiz foi falar com o goleiro da AABB. O que ele falou?
   - Atenção goleiro, se vc. se mexer antes do pênalti ser batido eu te dou cartão amarelo.
   Isso para mim foi uma ameaça disfarçada de orientação. O que uma criança de 11 anos pode interpretar disso? Orientação? Por que não orientaram os jogadores em lances muito mais inusitados do que um pênalti? E quem foi que disse que o goleiro não pode se mexer antes da cobrança de um pênalti? O goleiro não pode avançar.

Bom, o link para ver os jogos estão disponíveis abaixo. O que vocês acham dessa arbitragem?  


1o.Tempo


2o.Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário