segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sub09 Prata - Cancun 4x0 AABB Coritiba

Jogo realizado em 17/06 no ginásio da Cancun Esportes, com vitória do time anfitrião por 4x0.

O placar não traduz o que foi o jogo. Partida bastante dura, destacando o forte trabalho de marcação das duas equipes, o que enaltece a raça e garra dos atletas da  AABB, cujo o time é 100% composto por jogadores nascidos no ano de 2004.

Infelizmente o fato que marcou o evento foi a necessidade do time da AABB Curitiba ter que aguardar quase de 1h para o início do jogo. Fato gerdado pela decisão de última hora da Federação Paranaense de Futsal, a qual se permite alterar datas e horários de jogos há menos de 24horas de antecedência.

Sempre que possível eu tento acompanhar os jogos da AABB Coritiba. Dificilmente vejo alterações de datas/horários das partidas para as muitas equipes que participam dos campeonatos organizados pela Fed.Paranaense, porém eu tenho percebido que esse fato tem acontecido com certa frequência com a equipe do Cancun (vária categorias). O que será está acontecendo?

Acompanhem o jogo na íntegra, a seguir:

1o. Tempo


2o. Tempo

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Metrop.Sub 11 Ouro - Cl.Curitibano 4x4 AABB Coritiba

Jogo realizado em 06/02/2012 no ginásio do Clube Curitibano, válido pelo Campeonato Metropolitano de Curitiba e uma disputa direta entre os dois clubes que brigam pela segunda posição na tabela, como se diz na gír ia do futebol, foi um jogo de 6 pontos.

A partida foi marcada pelo equilíbrio entre as equipes em um jogo tenso e que teve a importante participação dos dois goleiros da AABB (Bruno no 1o.tempo e João Victor no 2o.Tempo), apesar disso, o maior destaque da partida foi a péssima arbitragem que influenciou diretamente na qualidade e no resultado do jogo.

Acho lamentável que a Federação Paranaense aponte árbitros com pequena experiência para apitar jogo de tamanha importância e rivalidade... e eu não sou o único que tem essa opinião, assistindo ao vídeo (link abaixo) pode-se perceber a indignação generalizada da torcida. Indignação justificável por alguns lances claros, tal como o excesso de rigor na marcação do pênalti contra a AABB, na falta de critério dos árbitros que hora apitaram reversão em uma cobrança de lateral do time visitante e em duas oportunidades posteriores mandam repetir a cobrança de um lateral e um escanteio para o time da casa. Outro exemplo foi na jogada em que o jogador do time azul perde o tênis e a arbitragem deixa o jogo correr (esqueceram-se que se trata de um jogo sub 11 e que dificilmente algum técnico prepara seus jogadores para situações inusitadas como essa) até o momento que esse jogador participa de um lance na entrada da sua área (segurando o seu tênis na mão) e a arbitragem marca falta e ainda pune o jogador com cartão amarelo - lance que resultou em gol.

Outras situações de jogadas perigosas (soladas) que a arbitragem deixava o jogo correr ou invertia a falta... jogadores que invadiam a área do goleiro para "tirar" o chute apresentando a sola na altura do peito do goleiro e nem uma advertência verbal foi dada e etc...

Particularmente, dois lances me chamaram muita atenção e tais lances devem ter passado desapercebido às pessoas por não terem tido condições de conhecer a situação como um todo, vou destacá-los:

1) O lance em que o jogador da AABB (Jean) perde o tênis. Por se tratar de uma situação pitoresca e por ser uma categoria de base, acredito que o correto seria a arbitragem conduzir o Fair-Play e orientar o jogador. Exatamente isso é o que a arbitragem não fez. Lamentável.

2) Após a questionável marcação do pênalti o juiz foi falar com o goleiro da AABB. O que ele falou?
   - Atenção goleiro, se vc. se mexer antes do pênalti ser batido eu te dou cartão amarelo.
   Isso para mim foi uma ameaça disfarçada de orientação. O que uma criança de 11 anos pode interpretar disso? Orientação? Por que não orientaram os jogadores em lances muito mais inusitados do que um pênalti? E quem foi que disse que o goleiro não pode se mexer antes da cobrança de um pênalti? O goleiro não pode avançar.

Bom, o link para ver os jogos estão disponíveis abaixo. O que vocês acham dessa arbitragem?  


1o.Tempo


2o.Tempo

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Trieste 2x1 AABB Sub 09 Metrop.Prata

Primeiramente gostaria de me desculpar por esse período de ausência, muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo, desde problemas na filmadora, computador usado na edição e novos compromissos que reduziram o tempo dedicado ao acompanhamento do futsal dos nossos pequenos atletas. Aos poucos estou me adaptando ao novo ritmo.

Em jogo realizado em 02/06, o time sub 09 Prata da AABB enfrentou o anfitrião Trieste que saiu vencedor do embate com o placar de 2x1 sobre os atletas da AABB Curitiba. Jogo bastante disputado, duro, em uma quadra que dificulta os dribles devido ao seu reduzido tamanho. Mas, nem por isso, deixou de ser um jogo bom e gostoso de assistir.

Destaco que todos os atletas da equipe aabbeaba são atletas de primeiro ano da categoria, ou seja, todos nasceram em 2004, e estão inscritos nesse campeonato como preparativo para o ano que vem. E a surpresa foi que na série prata não existe jogo fácil, pelo menos não para essa equipe, a qual tem correspondido com muita raça e dedicação, conseguindo se manter entre os três primeiros colocados trazendo destaque ao excelente trabalho da comissão técnica.

Particularmente, tenho percebido que muitas equipes que estão inscritas na série prata teriam condições de serem competitivas na série ouro, porém elas não tem times disputando a série ouro. Não consigo entender os motivos de tal, a não ser a necessidade de redução de despesas em conjunto com o desejo de possuir um título em campeonato da Federação Paranaense de Futsal. Busco nessa minha opinião um momento de reflexão de todos para a essência da realização da série prata que, para um leigo como eu, seria para preparar os atletas para disputas na série ouro e não para desprestigiar tal. Talvez pequenos ajustes por parte da Federação de Futsal possam equilibrar essa situação, quem sabe permitindo a inscrição de equipes na série prata desde que as mesmas já tenham inscrição da na série ouro (mesma categoria). Acho que nos esportes tanto quanto na vida, devemos procurar a igualdade sempre nivelando pelo melhor desenvolvimento e não o contrário.

Segue abaixo os links com o ótimo jogo.

1o.Tempo



2o.Tempo