quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Reserva Técnica

Há certos termos usados que algumas pessoas tem certa dificuldade de compreender. Particularmente, o termo "reserva técnica" nunca foi bem aceito aos meus ouvidos.

Diz-se "reserva técnica" quando há armazenamento de recursos importantes que devem ser utilizados em situações de urgência/emergência. Ora, se há recursos sobrando ao ponto de simplesmente guardá-los, por que esperar a situação chegar a esse ponto?

Para mim, "reserva técnica" são recursos que por algum motivo (planejamento incorreto, timing, sorte/azar) não estão sendo devidamente utilizados para evitar o imprevisto pois quando o mesmo não ocorre a "reserva técnica" perde totalmente o seu sentido. Na ocorrência do imprevisto, quem nos garante que os recursos da reserva são suficientes ou estão devidamente preparados?

Mesmo com meu pouco entendimento em relação à expressão (e ao futebol), considero "reserva técnica" situações devidamente retratadas em analogias e axiomas que volta e meia batem em nossos ouvidos, tais como:

- Quando a semente é boa não precisa trabalhar muito a terra.
- Quando a terra é fértil a árvore cresce com grandiosidade.
- O meio faz o homem.

A semente e o terreno estão aí, para quem quiser ver, cada qual cumprindo o seu papel. Até o momento coube somente ao clima regar a terra fértil e deixar que a luz do sol os "aqueça" para produção dos frutos esperados e no tempo esperado, enquanto os bucólicos agricultores defrutam de razoáveis colheitas que poderiam ser bem melhores.

Infelizmente já vi essa história com outras sementes, safras e outras fazendas. O tempo é de mudança e que estas tragam avanços.

Bruno


2 comentários:

  1. Reserva técnica! Prefiro o termo trabalho e planejamento, claro que em momentos de improviso o lastro é muito importante, principalmente nos pequeninos. O grande problema é que as vezes esquecemos quão pequenos eles são e cobramos como adultos. Experimente receber pressões das mais variadas fontes como treinador, pais, amigos dos pais, avós, companheiros, adversários e arbitragem.
    Ás vezes ficamos resignados com nossos problemas que são muito menores do que estes. A metodologia para os pequeninos tem de ser diferenciada para extrair o melhor sem secar a fonte. Grande abraço e gostei da linha de raciocínio.

    ResponderExcluir
  2. Ah quando o goleirão (sub-11) estiver por aqui no Rio não deixe de entrar em contato gostei muito de suas defesas, parabéns e continuem trabalhando forte pois esta posição é ingrata, uma falha e não tem cobertura. abs.

    ResponderExcluir